Posso adotar um cachorro de médio ou grande porte morando em apartamento?
MITO:
Cães precisam de espaço.
VERDADE:
Cães precisam de tempo de qualidade. Não basta ter um espaço enorme, se esse local não tiver estímulos para o cachorro fazer o que gosta! Cães de apartamento, assim como qualquer cão, só precisa de uma boa rotina, que inclua passeios diários, atividades para farejar, caçar o alimento, brincar e interagir com a família, descansar em um local seguro, roer coisas que ele goste (ao invés dos móveis da casa!) e receber muito carinho e atenção!
Posso adotar um cachorro de médio ou grande porte morando em apartamento?
MITO:
Se eu adotar um cachorro em apartamento, ele vai destruir minha casa.
VERDADE:
Ele vai destruir sua casa somente se ele estiver entediado, sem ter o que fazer, ou ansioso, sozinho, sem poder fazer o que ele gosta. E isso vai acontecer em um apartamento ou em uma casa. O que seu cachorro vai precisar é sempre ter algo adequado para ele roer (por exemplo: ossos, petiscos desidratados, mordedores de nylon duro, etc.) porque assim ele vai satisfazer suas necessidades com coisas adequadas!
MITO:
Um cachorro de apartamento não vai aprender a fazer xixi só em um lugar.
VERDADE:
Ele vai aprender, contanto que seja ensinado! Ninguém nasce sabendo onde é o banheiro. Claro que se ele for estimulado a fazer em uma grama, só em área externa, fica mais fácil. Mas, hoje em dia, existem várias possibilidades para que os cães façam suas necessidades em tapetes higiênicos, tapetes laváveis, superfícies específicas para isso ou até grama artificial! As opções são muitas! O que ele precisa é aprender que quando faz no local certo vai ser muito recompensado! Para maiores dúvidas, leia o manual do adotante.
MITO:
Se eu adotar um cachorro no apartamento e ele ficar muito grande, vou precisar devolver ele.
VERDADE:
O fato dele crescer demais não impede que ele viva bem no apartamento! Ele só precisa gastar sua energia, com bons passeios, roer coisas que ele goste, caçar o alimento, brincar bastante e ter atenção! Como dito anteriormente, todas essas atividades farão com que ele fique equilibrado independente do lugar onde ele viva! Todo cachorro precisa de tempo de qualidade conosco. E alguns cães maiores podem demandar maior energia, mas há cães pequenos com nível muito mais alto de energia do que cães grandes. Procure escolher um cão que combine com o seu nível de energia, independente do tamanho que ele tenha ou vá ficar.
MITO:
O cão mais adequado para apartamento é um cão calmo.
VERDADE:
Cães de apartamento podem ter um alto nível de energia, independente de onde eles moram. O que você precisa definir é se o nível de energia do cachorro combina com o seu estilo de vida. Isso é muito mais importante do que o tamanho da casa. Escolha um cão que vai te acompanhar naquilo que você mais gosta de fazer. Você gosta de atividade física? Ou prefere um companheiro para assistir séries na TV? Saiba o que você espera do cachorro, porque assim fica muito mais fácil que a adoção dê certo. Pra você e pra ele!
Artigo escrito por
Carolina Jardim
Psicóloga e pós-graduada em comportamento animal
Uma parceria do Instituto Luisa Mell e a Turma do Focinho
Conheça algumas formas de apoiar o Instituto:
Ajude a manter nosso trabalho!
Custeie os cuidados de um animal especial!
Candidate-se para a adoção responsável!
Produtos lindos que salvem vidas!